segunda-feira, 20 de junho de 2011

"Tudo muda o tempo todo no mundo." Eu também.

Mudança e adaptação. Adaptar-se ao novo, a rotina que muda, as pessoas que já não farão parte do dia-a-dia. Uma nova fase que se inicia. Um ciclo que começa e outro que termina. Estou passando por essa fase, que dá medo, que dá ansiedade, que dá uma felicidade repentina e que absorve toda a concentração em novos projetos. Mudar de emprego e de estilo de vida não é nada simples. Requer coragem e uma atitude positiva.

Me pego pensando na nova rotina, na vida de estudante que serei obrigada a investir e me apoiar. Toda a segurança financeira que dá uma liberdade de compras, viagens e decisões vou ter que deixar um pouquinho de lado. Ser mais dependente dos meus, do lar e das atividades mais corriqueiras que somos naturalmente forçados a representar. E me sair bem.
Bom, eu explico: já me formei, já trabalhei por 2 anos e continuo um estudo que ainda não encerrei. Outra faculdade que vai me dar mais confiança profissional e pontos no currículos. Precisava terminar esse outro curso, mas com as atividades que desempenhava, como trabalho e aula era quase maçante. Muito difícil de conseguir êxito em ambas. Se o trabalho era prioridade, a aula era obrigação. Por mais gostoso e interessante que o curso de administração seja, o cansaço do dia-a-dia e o esforço mental que o trabalho me exigia, minavam e prejudicavam um pouco o desempenho da faculdade. Sei muito bem que várias pessoas conseguem desempenhar com êxito as duas coisas ao mesmo tempo. Mas eu cansei de não poder ser a aluna dedicada que queria ser. Não fazer uma coisa bem feita me deixava chateada, desestimulada.

Pois então, voltarei a ser só estudante pra terminar este curso de uma vez por todas. Para aprender mais, crescer mais na profissão. Como são difíceis os embates que traçamos no término de uma faculdade quando somos jogados no mercado de trabalho. Na minha área, por exemplo, poucas oportunidades, vícios empresariais, comportamentos de mercado repetitivos e pouco retorno financeiro. Porém, o retorno pessoal sempre foi incrível, tanto na rede contatos ampliada, quanto no amor pelo que faço. Sou apaixonada por publicidade, por essa rotina sem fórmulas, por esta liberdade de criação. Lidar com o imaginário dos consumidores, com as necessidades de compra e melhor, com sonhos. Publicidade é tão prazeroso que vira vício. A gente quer criar, mostrar as nossas idéias, discutir, sentir aquele gostinho: - olha só, essa idéia ali no comercial foi minha! Tu viu? Super bacana. Mas, ainda assim, o mercado é traiçoeiro. Nos formamos para ganhar muito pouco e trabalhar muito. Bom é ser dono. Bom é mandar.(rs) Mas calma lá! Tudo no seu devido tempo.

Meu bem, medo de voltar as classes e viver só disso. Se por um horizonte, eu vou finalmente aprender mais, eu também vou fazer menos. Puxa! Que difíceis as escolhas profissionais. Que caminho? Qual foco? Como será daqui 5 anos. Rezo para acertar nas escolhas. Penso diariamente.
Ser "gente grande" não é fácil. Muita gente adia esse inevitável fim. Ou começo. Tem "adolescente" de 20 e poucos anos morando com os pais. Tem "adulto" de 30 ainda vivendo das mordomias da casa da mamãe. Eu não quero isso.Eu quero mais! Mas o "mais" vem com muito esforço e vai depender das escolhas certas. Muita hora nessa calma. Muita força na peruca. O próximo semestre vai ser punk. Aulinhas da faculdade, o inglês, atividade física de novo! Parece que vai sobrar tempo pra muita coisa. E isso me assusta! Não gosto do ócio. Eu gosto do desafio. E por enquanto o desafio vai ser este: levar uma vida de estudante olhando para o futuro. E pensar que este sacrifício (em partes) pode ser muito bem recompensado mais adiante. É tudo que eu espero.

Um comentário:

  1. Estamos juntos nessa!! Ser uma ótima universitária, administrar o teu cantinho e o teu bem estar com toda atenção, te trará muita felicidade.Que nesta nova rua que surge na esquina encontres vigor, bons presságios e excelentes encontros.Te amo filha e confio na tua sensibilidade e dedicação.Acho muito lindo o que escreves.Levas jeito..Bj ,mãe.

    ResponderExcluir